Equipamentos: Fujam do comum e pesquisem

Equipamentos: Fujam do comum e pesquisem

Equipamentos: Fujam do comum e pesquisem

Nós sempre procuramos alertar os alunos sobre “a febre dos equipamentos”. Afinal, gastar muito com fotografia é fácil e esses gastos, muitas vezes, podem ser inúteis.

Hoje a dica é pra galera que está à procura de uma lente Grande Angular e não pode (ou não quer) gastar muito: a Irix 15mm F2.4. Trata-se de uma lente incrível, desenvolvida por engenheiros suíços e fabricada na Coréia do Sul com baioneta para Canon EF, Nikon e Pentax K.

Precisava trocar minha velha e cansada 17-40 da Canon e, de repente, zaz: a Zeiss resolveu baixar o preço da 15mm F2.8 Distagon, de US$ 3.000,00 para US$ 2.000,00! Incrível, uma lente daquelas “pra a vida toda” por mil “doletas” a menos.

Possivelmente, os alemães entenderam que a Sigma, com sua linha “art”, iria tombar o mercado geral e decidiram que não iam deixar.

É lógico que para um rapaz latino-americano sem dinheiro no bolso, milhares de dólares são sempre milhares de dólares! E, mesmo namorando essa alemã há algum tempo, comecei a pesquisar a concorrência até que descobri a Irix.
E que comece a saga.... Baixa arquivo, estuda comparativos (alguns vídeos até em dinamarquês), olha a nitidez, escuta opiniões, procura reclamações, baixa a tabela de nitidez e nada! Todo mundo falando muito bem da tal suíça coreana.

Os caras que desenvolveram a marca têm aquele “Q” de “Kickstarter”e criaram algo independente dos grandes fabricantes, conseguindo assim resolver um monte de coisas que um fotógrafo gostaria de encontrar em uma lente...Comprei.

Um amigo trouxe da “gringa” pra mim, paguei US$ 600,00 - valor da versão em metal, selada contra intempéries. Eles têm uma versão com a mesma ótica, mas com o acabamento em plástico e sem blindagem por US$ 400,00 -nunca vi nenhum fabricante fazer isso, mesma qualidade para consumidores com características diferentes.

A lente tem uns detalhes de manuseio bem legais: marcação de distância hiperfocal com um “clique” quando coloca nela, micro ajuste de foco simples para qualquer mecânico ótico regular, encaixe para filtro em gel atrás mas também aceita filtros 95mm na frente (compre os finos). O para-sol tem uma “portinha” na parte superior para colocar o dedo e girar um polarizador ou um ND (densidade neutra) variável ou qualquer outro filtro que precise ser girado, sem que você ganhe uma tendinite. Ah, já ia me esquecendo: o foco é manual com trava.

Testei a lente em um trabalho de fotografia de arquitetura. Sinceramente? Superou todas as expectativas. A distorção não fica devendo em nada para a 14mm da Canon, a nitidez é ótima entre F5.6 e F8.0. Aberração cromática? Não achei. Sério, ela não tem. Até forcei um F16, F22 no contra luz para ver se ela vinha.... Não veio.

Cheguei no estúdio e abri as fotos. Obviamente o Lightroom não tem parâmetros para essa lente, chutei o parâmetro da Zeiss 15mm e funcionou muito bem!

O povo da Irix está de parabéns! Já existe uma 11mm e está no forno uma 45mm F1.4.... Se continuarem nesse ritmo, em breve irei trocar todas as minhas lentes por suíças coreanas...

Pesquisem, estudem, vejam comparativos e perguntem! É bom arriscar e fugir do lugar comum. Entendam quais equipamentos se encaixam melhor dentro do que vocês precisam e as chances de vocês desperdiçarem recursos será bem menor. Assim sobra mais dinheiro para gastar com coisas mais importantes: sola de sapato e passagens aéreas!

Por Ricardo Reis

irx


Links do fabricante e da loja da amazon:

http://en.irixlens.com/15mm

https://www.amazon.com/gp/product/B01GEBLN6I/ref=ox_sc_mini_detail?ie=UTF 

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as novidades e promoções da Primelight!