
As provocações de Corinne Noordenbos chacoalham e ampliam as ideias dos alunos na Primelight
Intenso e transformador, o workshop "Narrativa do Olhar" com a fotógrafa e educadora holandesa Corinne Noordenbos, acendeu uma transformação criativa nos participantes
O workshop aconteceu entre os dias 17 e 21 de outubro e contou com a presença de 10 alunos de diferentes níveis. " Tínhamos pessoas que trabalham com fotografia há 40 anos e pessoas que começaram a fotografar há dois anos. Nenhum dos participantes saiu do mesmo jeito que entrou, todos concluíram a imersão pensando de outra forma a própria fotografia", conta Ricardo Reis, fotógrafo e professor aqui da Prime.
O aluno Alexandre Suplicy diz que nunca havia participado de um workshop tão transformador. " Todos foram tocados de uma forma impressionante pela visão e conhecimento da Corinne. Com perguntas provocantes e atividades inteligentes, ela conseguiu mudar a visão de todos ali presentes".
Com forte atuação no campo da fotografia documental, Corinne trouxe métodos e estratégias visuais com a certeza e a didática de quem é uma educadora reconhecida mundialmente e alguém que faz isso desde a primavera de 68, em Paris. No workshop, os participantes aprenderam a descobrir sua própria voz e autoria.
Larissa Zimbres De Carvalho diz que saiu do curso com ferramentas excelentes, consciência ampliada e mais aberta para elevar seus projetos, que terão –a partir do curso - mais significado e propósito. " Buscamos a essência dos nossos projetos, aprendemos a fazer conexões ao observar nossas imagens e os contatos impressos fixados na parede. Analisamos nossos assuntos, objetivos e as sensações que as imagens podem passar para o público de um jeito prático, que envolveu a participação e colaboração de todos do grupo de uma forma muito ativa", explica.
Ricardo conclui que Corinne é dona de um conhecimento extremo e uma empatia incomum. " Ela olha para o outro – para o fotógrafo, muito mais do que para o trabalho em si, independente do nível, da qualidade técnica da foto ou do recorte do trabalho. É através deste olhar que ela consegue sacar o que é preciso cutucar na outra pessoa. A Corinne vê na Primelight uma honestidade com a fotografia e com certeza contaremos com a sua presença para mais um workshop em 2017", conclui.
Últimas do blog
- Encontrando sua Ótica - Lentes
- Vamos pro M?
- Colocando o equipamento pra jogo (ou descobrindo seu jogo)
- Quando o papel encontra a luz
- O Acaso - Victor Moriyama
- Stephen Shore e o jogo da fotografia
- Mirrorless: será que chegou a hora de encostar sua câmera DSLR?
- Anel adaptador: um bom atalho para encontrar a sua lente!
- Entenda os modos automáticos de prioridade
- Equipamentos: Fujam do comum e pesquisem