Anel adaptador: um bom atalho para encontrar a sua lente!

Anel adaptador: um bom atalho para encontrar a sua lente!

Anel adaptador: um bom atalho para encontrar a sua lente!

Pra quem já está em um estágio um pouco mais avançado na fotografia, começam a surgir alguns questionamentos sobre lentes e essas dúvidas costumam ser frequentes: a famosa cinquentinha? Canon ou Nikon? Aps size, fullframe, Zeiss ou Yongnuo? O que seria bokeh? Quero saber sobre desfoque.... É possível fotografar no escuro? Até onde essa lente alcança?

novasformas1

Essas dúvidas são comuns para quem está começando e também costumam surgir para quem já fotografa. Claro, o melhor jeito de descobrir como uma lente funciona é testando! Sair com ela por aí.... Estudar ajuda, mas o encaixe entre você e o equipamento é o que vai definir a química entre vocês.

Uma solução simples para começar a explorar algumas possibilidades de novas lentes são os adaptadores – são os anéis, eletrônicos ou não, que possibilitam o encaixe entre lentes e máquinas de marca diferentes. Funciona mais ou menos como quando você precisa colocar um adaptador mini USB em um cabo de Android para usar o carregador de Iphone e vice e versa.

Existem lentes antigas que têm uma qualidade incrível: nitidez, construção, contraste, saturação e precisão. Precisa dar uma caçada por aí, feiras de antiguidade, Mercado Livre, lojas de rua que tem estoque com equipamentos fotográficos antigos, armário de algum parente que curtia fotografia.... Quando você começar a procurar, vai achar lente onde nem imagina.

novasformas2

Óbvio que nem tudo são flores, fotografar com lentes manuais é mais difícil. Tem a relação de foco vs profundidade de campo, são pesadas e precisa sacar um pouco mais de fotometria pra funcionar legal... Pode ser que role, às vezes, uma diferença na precisão, afinal de contas você está colocando um elemento entre sua câmera e a lente.

Dependendo do tipo de câmera e do tipo de lente – principalmente se forem as duas eletrônicas -, elas podem não se entender muito bem. Mas, na minha opinião, é uma ótima chance para desenvolver suas habilidades como fotógrafo e essas técnicas vão te ajudar para o resto da vida. Elas vão permitir que você "brinque" mais com a sua câmera.

"Aparelho é brinquedo e não instrumento no sentido tradicional. É o homem que o manipula não é trabalhador, mas jogador: não mais homo faber, mas homo ludens. E tal homem não brinca com seu brinquedo, mas contra ele. Procura esgotar-lhe o programa. Por assim dizer: penetra o aparelho a fim de descobrir-lhe as manhas "
Flusser, Vilém, Filosofia da caixa preta. Leiam!

novasformas3

Iremos postar mais textos com dicas e macetes para que vocês desenvolvam suas técnicas. Por hora, uma das dicas mais importante que podemos deixar é: procurem a lente que melhor se encaixa para você e esses anéis adaptadores podem ser um bom atalho para essa procura!

Por Ricardo Reis

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as novidades e promoções da Primelight!